Cursos abertos - Estratégias e Técnicas para Retenção e Engajamento de Pessoal

Cursos Abertos

Estratégias e Técnicas para Retenção e Engajamento de Pessoal

Dias: 12 e 13 de março de 2026
Local: Goiânia-GO (Hydra Educação)
Facilitadora: Benedito Milioni
Atenção: 1º lote com valor promocional: Inscrições até 31/01/2026.

Público Alvo
Profissionais que trabalham na área de recrutamento e retenção de talentos Analistas de RH, gestores e profissionais que queiram se preparar.

Metodologia
Será prática
e bem participativa, para que o participante seja capaz aprender e prover soluções no âmbito da sua empresa. Usaremos vários exercícios em duplas, trios, grupos.

Objetivo Geral

  • Capacitar profissionais a implementarem estratégias eficazes de retenção de pessoas, com foco na redução da rotatividade e no aumento da satisfação e engajamento dos colaboradores.

Objetivos Específicos

  • Analisar e discutir causas das perdas de pessoal, seus custos e reflexos   nas empresas.
  • Apresentar e repassar alternativas, soluções práticas e sustentáveis para solucionar os problemas recorrentes.
  • Criar um plano de ação.

Resultado Imediato
Ao término do curso, o participante disporá de um arcabouço de Plano de Gestão Estratégica da Retenção de Pessoal, pronto para ser finalizado em sua área de trabalho.

Conteúdo Programático

  • Breve cenário do mercado nacional de trabalho e sua sinalização sobre dificuldades de atração e retenção de pessoal qualificado em todos os níveis.
  • Custos decorrentes do alto turnover e custos dos seus efeitos na produtividade e moral das equipes e como calcular e interpretar seus resultados: reposição, vacância, perdas materiais, quebra de ritmo, impactos na qualidade, dentre outros.
  • O desafio para reter as novas gerações.
  • Razões que levam ao crescimento dos índices de perdas de colaboradores.
  • Fontes (internas e externas) provocadoras das demissões voluntárias.
  • Meios para o diagnóstico do status da rotatividade na empresa e como devem ser acionadas: entrevistas de desligamento, rastreamento de causas originais, pesquisas de clima, canais de acesso para queixas e reclamações, auditoria dos desligamentos.
  • Análise crítica das 20 “melhores práticas” de engajamento e retenção de colaboradores.
  • Trabalhando estrategicamente no psicossocial dos colaboradores e como trazê-lo como elementos fortalecedores de vínculos com as empresas.
  • Medidas disruptivas para retenção dos “high performers” (aqueles que apresentam desempenho acima da média.)
  • Definição e escolha de indicadores da gestão da rotatividade de pessoal.
  • Montagem final do projeto de aplicação dos conteúdos.

Mais informações e inscrições: (62) 99821-2828 (Patricia)
Faça já sua inscrição até dia 31/01/2026 e garanta o valor promocional do 1º lote.

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